Notícias em Destaque


"A Isabel Martins tem desde sempre demonstrado um empenho e uma coragem na defesa da agricultura portuguesa e dos agricultores nacionais que é de assinalar, mesmo em momentos em que o sector era dirigido por pessoas que estavam contra esta nossa actividade.
Os produtores nacionais de cereais gostavam assim de aproveitar esta ocasião tão relevante para nós, em que se define uma Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, para publicamente agradecer-lhe a atenção e colaboração dispensada a este nosso sector.
Estando a Isabel mais habituada em atribuir prémios e distinções é agora a altura de sermos nós a surpreende-la oferendo-lhe esta pequena lembrança, que lhe vai ser entregue pelos Presidentes da Anpromis, Anpoc e Aop."
 

O Ministério da Agricultura apresentou, a 15 de Maio, em Elvas, num evento que reuniu mais de 350 agricultores, a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, que prevê 20 medidas, a implementar até 2022, com vista a tornar o país menos dependente da importação de cereais, estratégicos para a soberania alimentar de Portugal.

«Temos que criar as condições para que a cerealicultura em Portugal venha a ocupar o espaço que entendemos que deve ter. Estamos a trabalhar para que a esmagadora maioria das 20 medidas da Estratégia seja consolidada numa Resolução do Conselho de Ministros», afirmou o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, presente no Dia do Agricultor, celebrado no INIAV, em Elvas, onde a Estratégia foi apresentada.

O objetivo da Estratégia é atingir um grau de autoaprovisionamento em cereais de cerca de 38% - correspondendo 80% ao arroz, 50% ao milho e 20% aos cereais praganosos. Portugal apresenta atualmente um dos mais baixos níveis de auto-aprovisionamento do mundo (cerca de 25%).

Luís Souto Barreiros, coordenador do grupo de trabalho que definiu a Estratégia, destacou algumas das 20 medidas previstas: a criação da marca “Cereais de Portugal”; a constituição de uma Organização Interprofissional e de uma Agenda de Inovação para o setor e a promoção da capacitação técnica das organizações de produtores de cereais, com vista a aumentar a transferência de conhecimento para os agricultores.

Este documento contou desde a primeira hora com o envolvimento da Anpoc, Anpromis e AOP, em representação dos produtores de cereais. «A nossa vontade é que este seja um documento para levar à prática e que contribua para equilibrar a balança comercial alimentar em Portugal», referiu José Luís Lopes, presidente da ANPROMIS.

«Este é um dia histórico para a fileira dos cereais, que quer modernizar-se e produzir mais e melhor», afirmou José Palha, presidente da ANPOC.

«Esta Estratégia é fundamental para a sustentabilidade do setor do cereais e a equipa que a elaborou está muito empenhada em concretizar as medidas nela expressas», acrescentou Joaquim Cabeça, presidente da AOP.

A indústria manifestou o seu apoio à Estratégia: «a IACA está disponível para constituir com a restante fileira uma Organização Interprofissional dos Cereais e considera urgente a definição de um modelo de contratação entre indústria e produtores de cereais», afirmou Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA-Associação Portuguesa do Industriais de Alimentos Compostos para Animais.

Por parte da grande distribuição, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, garantiu que «o Continente quer estar ativamente envolvido na implementação da Estratégia, porque nos revemos completamente nos seus objetivos», dando o exemplo do projeto “Pão com cereais do Alentejo”, à venda nas lojas desta cadeia de supermercados desde 2017.

Descarregue aqui a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

A ANPROMIS organiza o seu 9º Colóquio Nacional do Milho 2018, no dia 07 de Fevereiro, no Hotel Axis Vermar, na Póvoa do Varzim.
Consulte aqui o Programa do Colóquio e a respectiva Ficha de Inscrição.
Tendo em conta o reduzido número de vagas disponíveis, preencha e devolva-nos a Ficha de Inscrição e o Comprovativo da Trasnferência Bancária, com a máxima brevidade, para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

As inscrições são limitadas à exiguidade da sala e do hotel. Após dia 24 de Janeiro acresce 50€ a cada inscrição.

A 54.ª Feira Nacional de Agricultura / 64.ª Feira do Ribatejo, a realizar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 10 a 18 de Junho de 2017,  terá este ano como temática central os “Cereais de Portugal”.

FNA2017

Teve lugar nos passados dias 7 e 8 de Fevereiro, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, o XI Congresso Nacional do Milho que contou com a participação de cerca de 550 participantes nacionais e estrangeiros. Durante esta iniciativa teve ainda lugar uma reunião da Confederação Europeia dos Produtores de Milho (CEPM).

XI Congresso Nacional do Milho_ vídeo oficial

XI Congresso Nacional do Milho_ vídeo oficial

Publicado por Anpromis em Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, anunciou hoje, 14 de Março, os novos preços da água na reunião da CAR Alqueva – Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva. O custo da água para os agricultores desce 33%.

A reunião decorreu esta manhã, nas instalações da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, em Beja, e contou com a presença dos representantes dos agricultores e das associações de regantes.