Notícias em Destaque

A ANPROMIS organiza o seu 9º Colóquio Nacional do Milho 2018, no dia 07 de Fevereiro, no Hotel Axis Vermar, na Póvoa do Varzim.
Consulte aqui o Programa do Colóquio e a respectiva Ficha de Inscrição.
Tendo em conta o reduzido número de vagas disponíveis, preencha e devolva-nos a Ficha de Inscrição e o Comprovativo da Trasnferência Bancária, com a máxima brevidade, para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

As inscrições são limitadas à exiguidade da sala e do hotel. Após dia 24 de Janeiro acresce 50€ a cada inscrição.

A 54.ª Feira Nacional de Agricultura / 64.ª Feira do Ribatejo, a realizar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 10 a 18 de Junho de 2017,  terá este ano como temática central os “Cereais de Portugal”.

FNA2017

Teve lugar nos passados dias 7 e 8 de Fevereiro, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, o XI Congresso Nacional do Milho que contou com a participação de cerca de 550 participantes nacionais e estrangeiros. Durante esta iniciativa teve ainda lugar uma reunião da Confederação Europeia dos Produtores de Milho (CEPM).

XI Congresso Nacional do Milho_ vídeo oficial

XI Congresso Nacional do Milho_ vídeo oficial

Publicado por Anpromis em Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, anunciou hoje, 14 de Março, os novos preços da água na reunião da CAR Alqueva – Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva. O custo da água para os agricultores desce 33%.

A reunião decorreu esta manhã, nas instalações da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, em Beja, e contou com a presença dos representantes dos agricultores e das associações de regantes.

Disponibilizamos aqui o relatório final que no passado dia 19 de maio foi apresentado pela Anipla, no auditório da CAP, subordinado ao tema “Avaliação do impacto económico causado pela retirada de substâncias activas de culturas chave em Portugal”.

As culturas chave analisadas foram - videira/vinho, oliveira/azeite, milho/grão (pág. 24 a 28), pereira/rocha e tomate/indústria.

Analisando os dados apresentados, verificamos que o impacto económico no sector do milho grão aponta para uma quebra de 60%. No conjunto das culturas, as perdas rondam os 810.5 milhões de euros.

Chamamos ainda a atenção para o facto deste estudo não incluir o impacto com a proibição do glifosato, uma vez que não constava da lista de substâncias em risco de exclusão.

Descarregue aqui o Estudo. 

Disponibilizamos de seguida a apresentação efectuada pelo Eng.º Pedro Serrano (Agroges), no âmbito das “Conversas sobre Agricultura” que teve lugar no passado dia 6 de maio, no Instituto Superior de Agronomia.

Esta apresentação teve como tema “O Sector da Produção de Milho”.