A ANPROMIS agradece todo o empenho e dedicação com que Luís Vasconcellos e Souza sempre defendeu os interesses dos produtores nacionais de milho ao longo dos últimos vinte e quatro anos.

Na passada semana, tivemos oportunidade de manifestar publicamente o reconhecimento por toda a sua dedicação, numa pequena homenagem no âmbito do 8º Colóquio Nacional do Milho, a 18 de Fevereiro, em Ponta Delgada, onde o presidente cessante recebeu das mãos do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e em nome da Direção da ANPROMIS, uma pequena lembrança simbólica de apreço pelo trabalho realizado.

Luís Vasconcellos e Souza retribuiu a homenagem com palavras sentidas e deixou-nos uma visão sobre os desafios que se avizinham no setor e na agricultura europeia: «O futuro da Europa agrícola é um desafio para todos nós, perante a emergência de outras potenciais mundiais (…) as mudanças vão ser mais radicais do que estamos à espera, porque a Europa está a ser vítima de fenómenos de globalização, como a desvalorização da moeda no Brasil e na Argentina».

Para o presidente cessante da ANPROMIS, «o desígnio dos agricultores europeus é serem mais eficientes na produção, única forma de conseguirem sobreviver neste mundo globalizado, e o desígnio da Europa é alinhar os seus interesses e organizar-se a nível económico, social e político para responder aos desafios».

Sobre os seus 24 anos na Direcção da ANPROMIS, dos 21 anos enquanto seu Presidente, Luís Vasconcellos e Souza definiu numa palavra a orientação que imprimiu na associação e que permitiu que a ANPROMIS seja hoje em dia reconhecida como um organização sólida e credível: «Independência foi a palavra-chave que sempre pautou a nossa atuação, alinhando os interesses da ANPROMIS com o interesse coletivo do setor».

Vídeo de homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Eng.º Luís Vasconcellos e Souza ao longo dos últimos 24 anos, apresentado durante o 8º colóquio nacional do milho 2016 (Descarregar aqui).